Sobre a Câmara

por Interlegis — última modificação 29/09/2015 17h37
Seção que contém as informações básicas relacionadas à Casa Legislativa, como sua história, estrutura, eventos e notícias.

História

- IMPLANTAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUABA GRANDE - A Câmara Municipal de Iguaba Grande foi implantada em 1º de Janeiro de 1997. E sua primeira Sessão (Solene), realizada nas dependências do Esporte Clube Palmeiras (situado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, nº 272, Centro), foi presidida pelo então vereador Dinorah Alves Martins, que, por ser o vereador mais idoso à época, cabia regimentalmente a tarefa de dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos nas eleições municipais de 1996. Na mesma Sessão, além da posse do prefeito Hugo Canellas e do seu vice Luiz Francisco, foi realizada também a eleição para os membros da Mesa Diretora para o biênio 1997/1998, ocasião em que foram eleitos para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretário, respectivamente, os vereadores Edmundo Silveira, José Alberto Pereira Guimarães, Nelson de Carvalho Ramalho e Sidinei Custódio Teixeira. Compunham o Poder Legislativo Municipal os vereadores Antônio Silvio Lopes Macedo, Edésio Soares Viana, Lahylton Cezar Santana Neves, Laurimar Claro, Marilzo Vieira Chaves, Samuel Pereira de Souza e Dinorah Alves Martins. Naquela Sessão também foi aprovado o Primeiro Projeto de Lei (Lei Complementar nº 01/97), que versava sobre o uso temporário da Lei Orgânica do Município de São Pedro da Aldeia, bem como do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, a fim de assegurar aos Poderes Legislativo e Executivo de Iguaba Grande os meios legais para o efetivo início de suas atividades. A Primeira Sessão Ordinária ocorreu em 18 de Fevereiro do mesmo ano. E a primeira proposição legislativa apresentada, de autoria do então vereador Marilzo Vieira Chaves, popular “Baíco”, foi uma Indicação Legislativo (nº 001/1997) que sugeria ao Poder Executivo Municipal a instalação de dois postes na Praça Santa Rita de Cássia, em Sapeatiba Mirim. Em 13 de março daquele mesmo ano, a Câmara Municipal foi oficialmente instalada no prédio situado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, nº 197, Centro. E, só no dia 13 de março de 2009, ou seja, doze anos depois, foi transferida para sua atual sede, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 102, bairro Cidade Nova, ao lado do Posto Tigrão.

História - Leia mais…

Função e Definição

Informações sobre as funções da Casa Legislativa e definições sobre como ela funciona, bem como, sobre o Processo Legislativo, plenário, número de parlamentares, entre outras.

Função e Definição - Leia mais…

Endereço, Telefone e Horário de Atendimento

A Câmara Municipal de Iguaba Grande fica situada na Rodovia Amaral Peixoto, km 102, bairro Cidade Nova, Município de Iguaba Grande – RJ, CEP nº 28.960-000. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 13h às 18h. Telefones para contato nº (22) 2624-2323, 2624-1137 e 2624-4319, e e-mail: comunicacaocmig@gmail.com

Endereço, Telefone e Horário de Atendimento - Leia mais…

Estrutura

Informações sobre a estrutura organizacional da Casa Legislativa, tais como, organograma, setores, chefias e responsáveis com fotos e seus respectivos contatos.

Estrutura - Leia mais…

Regimento Interno

Regimento Interno atualizado, que rege o seu funcionamento da Casa Legislativa e do Processo Legislativo.

Regimento Interno - Leia mais…

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Galeria de Fotos

Galeria de fotos da Casa Legislativa, sessões, parlamentares, funcionários, eventos ocorridos, cidadãos colaboradores, entre outros.

Galeria de Fotos - Leia mais…

Ações do documento