História da Câmara

por Interlegis — última modificação 01/10/2019 21h13
- IMPLANTAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUABA GRANDE -

A Câmara Municipal de Iguaba Grande foi implantada em 1º de Janeiro de 1997, sua primeira Sessão (Solene), realizada nas dependências do Esporte Clube Palmeiras (situado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, nº 272, Centro), foi presidida pelo então vereador Dinorah Alves Martins, que, por ser o vereador mais idoso à época, cabia regimentalmente a tarefa de dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos nas eleições municipais de 1996.

Na mesma Sessão, além da posse do prefeito Hugo Canellas e do seu vice Luiz Francisco, foi realizada também a eleição para os membros da Mesa Diretora para o biênio 1997/1998, ocasião em que foram eleitos para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretário, respectivamente, os vereadores Edmundo Silveira, José Alberto Pereira Guimarães, Nelson de Carvalho Ramalho e Sidinei Custódio Teixeira. Compunham o Poder Legislativo Municipal os vereadores Antônio Silvio Lopes Macedo, Edésio Soares Viana, Lahylton Cezar Santana Neves, Laurimar Claro, Marilzo Vieira Chaves, Samuel Pereira de Souza e Dinorah Alves Martins. Naquela Sessão também foi aprovado o Primeiro Projeto de Lei (Lei Complementar nº 01/97), que versava sobre o uso temporário da Lei Orgânica do Município de São Pedro da Aldeia, bem como do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, a fim de assegurar aos Poderes Legislativo e Executivo de Iguaba Grande os meios legais para o efetivo início de suas atividades. 

A Primeira Sessão Ordinária ocorreu em 18 de Fevereiro do mesmo ano. A primeira proposição legislativa apresentada, de autoria do então vereador Marilzo Vieira Chaves, popular “Baíco”, foi uma Indicação Legislativo (nº 001/1997) que sugeria ao Poder Executivo Municipal a instalação de dois postes na Praça Santa Rita de Cássia, em Sapeatiba Mirim.

Em 13 de março daquele mesmo ano, a Câmara Municipal foi oficialmente instalada no prédio situado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, nº 197, Centro. Somente no dia 13 de março de 2009, ou seja, doze anos depois, foi transferida para sua atual sede, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 102, bairro Cidade Nova, ao lado do Posto Tigrão. 

camara antiga