Em Iguaba Grande, poderes Legislativo e Executivo unidos no combate ao câncer de mama e do colo do útero

por Assessoria de Comunicação publicado 03/12/2015 14h20, última modificação 03/12/2015 14h21

Câncer de Mama e do Colo do Utero

Projeto de Lei prevê que Servidoras Públicas acima de 30 anos terão direito a folga anual para realização de Exames de Controle

Na Sessão Legislativa desta terça, 01 de Dezembro, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Alessandro Grimauth, que autoriza os Poderes Legislativo e Executivo a concederem folga anual remunerada às servidoras públicas com idade igual ou superior a 30 anos para a realização de exames de controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero. Aprovado, o Projeto de Lei aguarda sanção da Prefeita Municipal.

O Câncer no Brasil

No último mês de Novembro, o Instituto Nacional do Câncer divulgou pesquisa prevê 600 mil novos casos de câncer no pais em 2016. O aumento da expectativa de vida, a urbanização e a globalização são alguns dos fatores que podem explicar este número.

O Câncer de mama está entre os três de maior incidência e o de colo do útero fica em 4ª lugar na lista.

"Por isso, a mudança do comportamento dos adultos e a disseminação de hábitos saudáveis desde os primeiras anos de vida são essenciais para que haja uma mudança de cenário e cerca de um terço dos casos estimados de câncer possa ser prevenido", disse o diretor-geral em exercício do INCA, Luis Felipe Ribeiro Pinto. Atualmente, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano.