Moradora de Iguaba é eleita vice-presidente do Parlamento Juvenil na Alerj

por Assessoria de Comunicação publicado 30/11/2015 17h18, última modificação 30/11/2015 17h18

9ª edição acontece com representantes de todas as cidades do Estado

Na última segunda, dia 22 de Novembro, tiveram início os trabalhos da 9ª edição do Parlamento Juvenil na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com número recorde de inscritos, 88 estudantes foram eleitos em votação direta, em escolas da rede pública estadual de ensino, e durante esta semana representam seus municípios no Legislativo.

Luiza Barros do Nascimento, que também participou do Parlamento Juvenil no ano passado, foi eleita 2ª vice-presidente nesta edição. Para Luiza, o Parlamento não envolve apenas política, mas também o trabalho em grupo e convivência com as outras pessoas. Ela se diz muito feliz e realizada por se destacar tão bem nesta edição e participar ativamente da promoção das Políticas Públicas em nosso estado.

Os trabalhos do Parlamento Juvenil se encerram no sábado, 28. Neste ano, dos sete integrantes da mesa diretora, quatro são meninas de 14 a 17 anos. A “mesa diretora jovem”, assim como no caso do Legislativo fluminense, lidera as principais discussões no Palácio Tiradentes.

A iniciativa segue os moldes de um parlamento convencional. Eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, os parlamentares juvenis têm as mesmas atribuições dos deputados estaduais. Durante uma semana, eles apresentam, discutem e aprimoram projetos de lei. Nos últimos quatro anos, 252 jovens foram escolhidos. Para participar da seleção, é preciso ter entre 14 e 17 anos e ser aluno da rede pública estadual de ensino.

error while rendering plone.comments